ManeioNotíciasNovidades

Vacina contra a Gurma em França

Depois de ter sido introduzida no mercado na Grã-bretanha e Holanda no ano passado, a vacina contra a gurma vai passar a ser também comercializada em França.

A gurma é uma doença do tracto respiratório superior e foi descrita na revista Equisport No 73 (Abril de 2005). A farmacêutica Holandesa Intervet realizou longos estudos sobre esta doença com o objectivo de produzir uma vacina adequada. Depois de testar diferentes métodos de administração, incluindo a tradicional injecção intra-muscular e injecção profunda na musculatura do lábio, o grupo de investigadores chegou à conclusão que apenas a injecção intra-dérmica da vacina produz resultados satisfatórios. A derme é a parte mais profunda da pele; uma injecção intra-dérmica consiste em injectar uma substância nesta região, que é bastante mais superficial do que a camada muscular. A vacina depositada na derme vai ser absorvida pela circulação linfática conferindo ao cavalo uma protecção eficaz contra a gurma.

Os cientistas da Intervet garantem que a injecção intra-dérmica é indolor para o cavalo. Para aqueles cavalos que não permitem que lhes seja manipulado o lábio ou a cabeça, é aconselhado o uso de um aziar.

A vacina é denominada Equilis StrepE com inspiração na bactéria causadora de gurma – Streptococus equi.

X