Vai ter lugar amanhã, 6ª feira, dia 31 de março, às 19 horas, no Picadeiro Henrique Calado (Calçada da Ajuda, junto ao nº23, em Belém – Lisboa) a Gala de março da Escola Portuguesa de Arte Equestre (EPAE).
O espetáculo, que recria as seculares tradições da arte equestre portuguesa, será marcado pela apresentação de novos números que demonstram o trabalho que a Escola Portuguesa de Arte Equestre desenvolve quotidianamente.
Considerada Património Nacional, e uma das melhores do mundo, a Escola Portuguesa de Arte Equestre é a continuação do que foi a Academia Equestre criada pelo Rei D. João V no séc. XVIII, e os seus espetáculos são uma recriação de um dos passatempos favoritos da corte da época: a equitação.
Aliando uma criteriosa escolha musical a um jogo de luzes e efeitos luminotécnicos especificamente desenhado para o evento, as Galas constituem um espetáculo no qual os cavaleiros envergam o traje de gala, do qual se destaca o tricórnio de feltro preto, casaca comprida de veludo bordeaux, com gola preta e galão dourado e preto e as polainas em couro pretas.
Os cavalos, de raça puro sangue Lusitano e provenientes exclusivamente da Coudelaria de Alter Real, apresentam-se entrançados com trança à portuguesa, de três pontas, e enfitados com fitas de seda, sela à portuguesa coberta de pele de anta ou camurça, dando assim um especial glamour às exigentes técnicas de equitação da época barroca.
Gerida pela Parques de Sintra-Monte da Lua, empresa de capitais exclusivamente públicos, a EPAE apresenta-se com um dinamismo reforçado, comprovado tanto na preparação das exibições, como nos trabalhos em curso com vista a uma completa renovação das suas instalações, que englobam obras de ampliação e modernização nos equipamentos envolventes ao Picadeiro Henrique Calado e de reabilitação da zona das cavalariças no Palácio Nacional de Queluz.
De recordar que, para além das Galas com periodicidade mensal, a EPAE apresenta-se ainda em treinos diários e apresentações regulares, eventos que estão abertos ao público mediante a aquisição de ingresso, bem como em eventos privados, mediante contratação.
Os bilhetes podem ser adquiridos em http://arteequestre.pt/bilheteira/ ou nos locais habituais.
PR