Neste domingo de Festas Gualterianas, o desfile de cerca de meia centena de charretes antigas fez parar o trânsito automóvel nas ruas de Guimarães e deslumbrou o público.
O desfile foi organizado pela Associação Cavalos com Tradição, em colaboração com a Câmara Municipal de Guimarães, e integrou o programa das Festas Gualterianas.
O evento teve como principal finalidade promover uma das tradições da cidade-berço. “Guimarães tem muitos proprietários de cavalos e charretes que foram buscar a tradição, o traje à antiga portuguesa e a charrete que era um meio de transporte muito usado na época”, revelou António Fernandes, presidente da Assembleia Geral da Associação Cavalos com Tradição. O mesmo responsável acrescentou que houve “uma grande preocupação em manter as charretes e os trajes o mais originais possível”.
O desfile terminou com a entrega de um troféu comemorativo a todos os participantes, “Não se tratou de um concurso, mas sim da entrega de uma lembrança a todos os que participaram no desfile”, considerou António Fernandes.
No final foi realizado um almoço-convívio.
A Associação Cavalos com Tradição nasceu há cerca de um ano em Guimarães, “precisamente com a finalidade de organizar este tipo de eventos e de promover encontros entre os amantes dos cavalos”, esclareceu António Fernandes.
Entre os projectos futuros da associação contam-se os apoios aos associados na parte burocrática da legalização e classificação das charretes, no apoio veterinário aos cavalos, a organização de passeios-convívio e de provas com cavalos, e a promoção de visitas a locais ligados ao mundo dos cavalos.
Fonte: Miguel Viana