DressageNotícias

“Totilas” o cavalo do Século

Cerca de oito mil pessoas assistiram sábado à noite, com o Castelo de Windsor erguendo-se orgulhosamente como pano de fundo, ao mais extraordinário conjunto já alguma vez visto no desporto da dressage, Edward Gal e Moorlands Totilas, bateram o recorde do mundo que eles próprios estabeleceram em Hickstead à somente algumas semanas atrás, quando obtiveram a pontuação de 90.70%, vencendo assim a medalha de ouro da prova livre com música.

O entusiasmo no fim da prova era palpável. Todos que estavam presentes no concurso, fãs, oficiais, apoiantes e concorrentes diziam a mesma coisa – “este cavalo é uma coisa tão especial, que poderemos nunca mais ver nenhum como ele outra vez”.

Os vencedores do Grande Prémio Especial, Adelinde Cornelissen e Parzival, tiveram que se contentar com a medalha de prata, enquanto que desta vez, Anky van Grunscen e Salinero estiveram à altura da ocasião, mostrando-nos uma prova muito melhorada ao compasso de “Esprit Chanson”, à qual foi atribuída a medalha de bronze.

Esta semana, a fasquia tinha sido tão elevada, que as palavras que Gal proferiu na sua prova de abertura com o garanhão preto não parecem já assim tão fantásticas.

Qualquer um que tivesse testemunhado a prova da noite anterior, de poder controlado e exuberância, podia ver que a perfeição está apenas a um passo de distância e que 100% poderá muito bem não ser suficiente…

À medida que a sua vaga de cavaleiros ia fazendo as suas provas em frente a uma casa cheia, foi a vez da alemão Matthias Alexander e Stertaler-Unicef que definiram um novo objectivo com uma nota de 77,85%. Mas a britânica Laura Bechtolsheimer, entusiasmou os fãs ingleses quando conseguiu uma pontuação de 81,750% com Mistral Hojris. Adelinde Cornellissen e Parzival, com uma prova que teve uma pontuação de 90% para mérito artístico e uma nota final de 87,35% estavam em vias de fazer a dobradinha.

Mas quando Totilas entrou em pista, trouxe com ele aquela a magia que o segue para todo o lado nestes últimos meses. A multidão estava já entusiasmada mesmo antes de ele entrar em pista. Com Totilas e uma combinação de música clássica e moderna, mostrou-nos uma prova espectacular – o trote médio tão extravagante, o piaffe tão elevado e a passage tão graciosa, que deixou a todos emocionados os que os estavam a ver.

Anky entrou de seguida fazendo uma boa Freestyle com Salinero, mas já não havia dúvidas sobre para quem iria a medalha de ouro.

Sabia que…

• 15 Conjuntos disputaram o Grande Prémio Freestyle.

• 6 dos cavalos que participaram eram garanhões, incluindo o vencedor, os restantes 9, eram castrados.

• As três medalhas foram para a Holanda.

• A cavaleira mais jovem a participar no Freestyle, foi Susanne Lebek da Alemanha que montou Potomac, ficou em 14º lugar.

• Os cavalos mais jovens eram, o novo campeão da Europa Moorlands Totilas e Augustin montado pela cavaleira austríaca Victoria Max-Theurer, ambos com 9 anos apenas.

X