Resultados de análise confirmaram um caso de Febre do Nilo Ocidental num equino do concelho de Viana do Alentejo, no distrito de Évora, revelou esta sexta-feira (12) a Comissão Veterinária da Federação Equestre Portuguesa (FEP).
Numa nota publicada a meio da tarde, a Federação Equestre Portuguesa refere que, após ter sido informada da confirmação deste caso pela Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), “vem chamar a atenção de todos os médicos veterinários ligados a esta Federação bem como proprietários de cavalos e cavaleiros para esta situação”.
A Febre do Nilo Ocidental (FNO) é uma doença causada por um vírus, relacionado com as encefalites equinas, que é transmitida por mosquitos, sendo sensíveis as aves selvagens, os equinos e o homem.
As aves selvagens são hospedeiros primários da FNO, mantendo-se o vírus em circulação pelo ciclo de transmissão mosquito-ave selvagem-mosquito, enquanto que os equinos e os seres humanos são hospedeiros finais do vírus, sendo a doença transmitida através da picada de mosquitos infectados.
Recomendações e Medidas AQUI