Jogos OlímpicosNotícias

Denis Lynch fora dos Jogos Olímpicos

«Lantinus» do irlandês Denis Lynch acusou hipersensibilidade nos membros num teste de termografia durante o CHIO de Aachen, na sexta-feira passada, e foi eliminado das provas, impossibilitando a sua participação nos Jogos Olímpicos.

Perante este facto, o comité da “Horse Sport Ireland”, suspendeu Lynch de representar a Irlanda em Londres. O chefe da equipa Robert Splaine terá agora que escolher um conjunto da lista de reservas para substituir este atleta.

De recordar que «Lantinus» já acusara positivo à substância proibida «capsaicin» num controlo antidoping nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008).

É a segunda vez que um cavalo deste cavaleiro acusa hipersensibilidade; o último caso foi com «Vancouver DML» em Setembro de 2011. O conjunto foi desclassificado do Grande Prémio do CSI do Rio de Janeiro.

A hipersensibilização é o termo usado para definir a produção artificial de hipersensibilidade e a qual é contrária ao bem-estar do animal e “Fair Play”.

Nas competições da FEI, a determinação da hipersensibilidade no cavalo é feita através de uma combinação de exames termográficos e clínicos, levados a cabo por pelo menos dois veterinários com experiência.

A termografia é um meio de detectar padrões anormais de calor na pele através de uma câmara de calor. O exame clínico é levada a cabo pela observação e palpação.

X